quinta-feira, 28 de abril de 2011

Tipos de vulcão

  • Vulcão-escudo: o Havaí e a Islândia são exemplos de locais onde são encontrados vulcões que expelem enormes quantidades de lava que gradualmente constroem uma montanha larga com o perfil de um escudo. As escoadas lávicas destes vulcões são geralmente muito quentes e fluidas, o que contribui para ocorrerem escoadas longas. O maior vulcão deste tipo na Terra é o Mauna Loa, no Havaí, com 9000 m de altura (assenta no fundo do mar) e 120 km de diâmetro. O Monte Olimpo em Marte é um vulcão-escudo e também a maior montanha do sistema solar.
    Monte Semeru e Monte Bromo em Java Oriental.

  • Cones de escórias: é o tipo mais simples e mais comum de vulcões. Esses vulcões são relativamente pequenos, com alturas geralmente menores que 300 metros de altura. Formam-se pela erupção de magmas de baixa viscosidade, com composições basálticas ou intermediárias.
Cratera Sustet, no Arizona. 


  • Estratovulcões: também designados de "compostos", são grandes edifícios vulcânicos com longa atividade, forma geral cônica, normalmente com uma pequena cratera no cume e flancos íngremes, construídos pela intercalação de fluxos de lava e produtospiroclásticos, emitidos por uma ou mais condutas, e que podem ser pontuados ao longo do tempo por episódios de colapsos parciais docone, reconstrução e mudanças da localização das condutas. Alguns dos exemplos de vulcões deste tipo são o Teide na Espanha, oMonte Fuji no Japão, o Cotopaxi no Equador, o Vulcão Mayon nas Filipinas e o Monte Rainier nos EUA. Por outro lado, esses edifícios vulcânicos são os mais mortíferos da Terra, envolvendo a perda da vida de aproximadamente 264000 pessoas desde o ano de 1500.

Vulcão Kanaga, no Alasca.


  • Vulcões submarinos: são aqueles que estão abaixo da água. São bastante comuns em certos fundos oceânicos, principalmente nadorsal meso-atlântica. São responsáveis pela formação de novo fundo oceânico em diversas zonas do globo. Um exemplo deste tipo de vulcão é o vulcão da Serreta no Arquipélago dos Açores.
    Arquipélago de Tonga, Austrália.

22 comentários:

  1. serviu me imenso para o trabalho de ciencias.

    ResponderExcluir
  2. faltou o - Caldeiras ressurgentes: são as maiores estruturas vulcânicas da Terra, possuindo diâmetros que variam entre 15 e 100 km². À parte de seu grande tamanho, caldeiras ressurgentes são amplas depressões topográficas com uma massa elevada central. Exemplos dessas estruturas são a Valles (EUA), Yellowstone (EUA) e Cerro Galan (Argentina).

    ResponderExcluir
  3. obrigado tirei 10.0 no trabalho de ciências. Sou muito grato

    ResponderExcluir
  4. Fugi da recuperação por causa deste site valeu

    ResponderExcluir
  5. Fugi da recuperação por causa deste site valeu

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, isso ajudou muito no meu trabalho de geografia, sério, valew mesmo :3

    ResponderExcluir
  7. Obrigada,Tirei 10 no meu trabalho de geografia agradeço muito e desenho sucesso ao site obrigada mesmo
    Grata

    ResponderExcluir
  8. 100% Das pessoas que comentaram estavam fazendo trabalhos de escola, eu tmb, estou fazendo um de Geografia

    ResponderExcluir
  9. Obgduuu vlw ajudo no trabalho da escola

    ResponderExcluir
  10. isso me ajudou a eu passar na prova de ciencias ceap

    ResponderExcluir
  11. Me ajudou no meu trabalho de geografia obrigado

    ResponderExcluir
  12. Ajudou muito no trabalho do meu sobrinho , parabens , estar super bem explicado .

    ResponderExcluir
  13. nossa to fazendo un trabalho de geografia se escrevão njo meu canal alejandro 11alej esse sit e muito bom

    ResponderExcluir
  14. valeu eu estava precisando para o meu trabalho e quem joga free fire e so me chamar meu id é 243707621

    ResponderExcluir